segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente - 5 de junho


Para refletirmos sobre a situação do nosso país em relação à preservação do meio ambiente, irei postar alguns trechos da entrevista dada pelo ministro do meio ambiente, postada no site http://ultimosegundo.ig.com.br/, no dia 5 de junho de 2009.


"Em todo o mundo, devido às mudanças climáticas, está havendo mais medidas para proteção das florestas, de mais proteção dos mananciais, mas aqui no Brasil está acontecendo algo na contramão do mundo e da história. Está havendo uma enxurrada de medidas que querem afrouxar, fragilizar e aniquilar a legislação ambiental braisleira."


"Temos muito o que temer, está havendo um "estupro" na legislação ambiental."


Minc também falou sobre as propostas de alterações na Medida Provisória (MP) 452, feita por parlamentares, que faz com que na prática o Ibama não seja responsável pelo licenciamento de empreendedorismo do agronegócio na Amazônia Legal, ficando impedido de exercer suas funções legais:

"Estas emendas propostas no artigo 23 da MP apontam para o engessamento da fiscalização e controle do desmatamento, abrindo caminho para o aumento da degradação da Amazônia. Isso é inaceitável, uma vez que o principal instrumento de defesa da Amazônia são os embargos que o Ibama aplica."

Além disso, o ministro citou a necessidade da regularização fundiária ser realizada de maneira rigorosa, beneficiando as pessoas físicas moradoras da região e não os grandes latifundiários.


Com este diagnóstico dado pelo ministro do meio ambiente, continuamos sendo o 4º colocado entre os países a contribuir com o fenômeno do efeito estufa. O pior é que esta colocação não nos é dada por sermos um país mais desenvolvido em tecnologias, mas pelo desmatamento desenfreado da nossa Floresta Amazônica.


Estas mensagens servem para reflexão, cabendo a cada um buscar alternativas de como ajudar o nosso país a escapar dessa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário